O crescimento de uma empresa assenta num conjunto diversificado de etapas, verificando-se constantemente progressos e regressos no decurso deste processo. Contudo, para garantir a continuidade da empresa é imperial adotar uma estratégia de crescimento sustentável. Muitas vezes, aquando da criação de uma empresa, o principal instinto é o de realizar o maior número de transações comerciais possíveis, de modo a gerar uma percentagem de lucro avultada. 

Estas ações constituem um erro fundamental no âmbito da gestão de empresas e que contribui para que grande parte das novas empresas não apresente sustentabilidade futura, acabando por encerrar o seu negócio pouco tempo após o seu inicio.

O que é a taxa de crescimento sustentável? 

O conceito de taxa de crescimento sustentável apresenta a taxa máxima a que uma empresa pode fazer crescer o seu modelo de negócio sem alterar significativamente elementos como as políticas financeiras. Esta ferramenta é comummente utilizada por gestores com a finalidade de determinarem as variáveis que exercem uma influência mais significativa para o crescimento da empresa. Relativamente ao futuro, a taxa de crescimento sustentável permite elaborar planos financeiros de forma sustentada, assim como, orientar diversas tipologias de decisões futuras.

Pilares fundamentais do crescimento sustentável de uma empresa 

Com o objetivo de compreender com maior exatidão em que consiste o crescimento sustentável de uma empresa é imperial entender os pilares fundamentais em que este se baseia. Os pilares fundamentais do crescimento de uma empresa são:

• Pilar económico: este fundamento aborda a necessidade de a empresa se manter competitiva a longo prazo de modo a assegurar a sustentabilidade do seu modelo de negócio, sendo necessária a elaboração de um plano estratégico antes da abertura da empresa;

• Pilar social: esta vertente da sustentabilidade empresarial engloba todos os elementos integrantes do tecido empresarial, desde colaboradores até aos gestores. O pilar social apresenta como finalidade principal o apoio a todos os constituintes do tecido empresarial com o desígnio de alcançarem uma melhor qualidade de vida, ao mesmo tempo que se mantêm produtivos e motivados relativamente à empresa;

• Pilar ambiental: este pilar determina que a empresa exerça um papel importante relativamente à sua contribuição para a sustentabilidade futura do planeta. Deste modo, a empresa deve evitar desperdícios, economizar água e energia, diminuir as emissões de carbono, entre outras ações preponderantes para garantir a proteção do ambiente assim como, a sua sustentabilidade futura.

Como almejar o crescimento sustentável e equilibrado de uma empresa 

Para atingir um crescimento sustentável, as decisões de negócios devem ter como base a análise contínua das áreas mais críticas da empresa, como por exemplo, Marketing ou Produção, com a finalidade de criar uma organização flexível e capaz de antever e reagir prontamente às alterações constantes do mercado.
O desenvolvimento das novas tecnologias representa um contributo preponderante para o crescimento sustentável das entidades empresariais, fornecendo-lhes elementos que possibilitam a análise das informações referentes às áreas nomeadas anteriormente, sendo possível a retirada de conclusões para garantir um planeamento fundamentado do futuro. As novas tecnologias tornam as empresas mais ágeis, capacitando-as de modo a assegurar o permanente desenvolvimento do seu negócio.

Como já referimos a utilização das novas tecnologias permite a melhor capacitação das empresas para o seu desenvolvimento, contudo existe um conjunto de benefícios inerentes à sua implementação no âmbito do crescimento sustentável que são os seguintes:

• Maior produtividade;
• Tomada de decisão tendo como base factos concretos e fundamentados;
• Poupança de tempo;
• Redução de custos;
• Maior flexibilidade de resposta relativamente às alterações do meio no qual se encontra integrada.

Orientações para garantir o crescimento sustentável de uma empresa 

Para alcançar o crescimento sustentável de uma empresa é necessário a realização de um conjunto de etapas de modo a que esta estratégia de crescimento seja implementada de forma positiva no tecido empresarial. As etapas para o crescimento sustentável de uma empresa são as seguintes:
Vender e fidelizar: a conquista de novos clientes e a manutenção futura do relacionamento com estes, é importante pois significa que os consumidores priorizam os produtos da empresa em detrimento dos apresentados pelos demais concorrentes no mercado;

Valorização do conhecimento: este elemento do crescimento sustentável salienta a necessidade da gestão do conhecimento no meio empresarial, sendo preponderante a recolha e análise de informações com a finalidade de otimizar os processos e atividades da empresa;

Necessidade de investimento na capacitação dos colaboradores: os colaboradores de uma empresa apresentarão melhores resultados produtivos, caso sejam portadores de competências e habilidades significativas e importantes para a atividade a desempenhar;

Organização detalhada dos dados recolhidos: uma organização estruturada dos dados recolhidos permite não só acompanhar os processos produtivos de uma empresa, como também, fiscalizar resultados, lucros e prejuízos, elementos importantes para o crescimento de uma empresa;

Aposta na inovação produtiva: este elemento representa um fator de primazia perante os demais concorrentes no mercado, ao mesmo tempo que capacita a empresa para a criação de novos produtos diferenciados dos presentes no mercado;

Investimento na automatização dos processos produtivos: este constituinte apresenta um conjunto de vantagens para a empresa, como por exemplo: aumento da eficiência nas atividades da organização; padronização de métodos de trabalho; consistência nos processos produtivos, reduzindo a existência de erros; monitorização das atividades em tempo real; identificação imediata da presença de falhas; e por fim, flexibilidade, na medida em que, o software pode ser alterado de acordo com os objetivos dos gestores.

O crescimento sustentável das empresas representa uma garantia da sua sustentabilidade futura e do seu desenvolvimento contínuo, os grandes objetivos integrantes da gestão de empresas. O desejo de resultados imediatos, bem como, o aumento instantâneo dos lucros, constituem elementos que contribuem para que empresas recém-criadas não apresentem qualquer viabilidade futura, sendo forçadas a encerrar os seus negócios, pouco tempo após a sua criação. Este facto reproduz um comportamento fortemente presente no meio empresarial, culminando na impossibilidade de as empresas enfrentarem as adversidades com que se deparam no decurso da sua vida produtiva.

A aposta numa estratégia de crescimento sustentável possibilita que uma empresa cresça e se desenvolva, respeitando um conjunto de condições e metas, garantindo assim a sua viabilidade financeira, bem como a sustentabilidade futura para desenvolver e adaptar o seu modelo de negócio às mudanças constantes no mercado.

Contacte-nos e teremos todo o gosto em acompanhá-lo no seu projeto.
☎️ 249 718 484
📩 geral@goe.pt
🌐 www.goe.pt